Em nosso serviço prezamos por estarmos atualizado quanto as mais novas e sofisticadas inovações na Eletrofisiologia Cardíaca, visando o melhor tratamento curativo das arritmias e que possam tornar mais seguro o procedimento.
Dispomos dos mais modernos cateteres de Eletrofisiologia que permitem melhor dirigibilidade com cateteres mais flexíveis, com pontas suaves, que podem ser deflectiveis.
Cateteres deflectiveis com irrigação na ponta permitem a realização de uma ablação mais efetiva e com menor risco de formação de coágulos na ponta do cateter. O que torna o procedimento mais seguro.
Utilizamos durante ablação em região mais delicada do coração, como no átrio esquerdo, que possui paredes mais finas, cateteres que medem a força de contato com a parede do coração. O objetivo da força de contato no cateter é permitir uma ablação mais efetiva e segura figura 3.
Dispomos dos Sistemas Eletroanatômicos mais sofisticados e utilizados no mundo para diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas: Sistema Carto-3® e Ensite®
O mapeamento eletroanatômico é um método de mapeamento do coração e diagnóstico das arritmias cardíacas que não utiliza o Raio-X.
Ele permite a geração de mapas coloridos e tridimensionais (3D) da propagação do impulso nas câmaras cardíacas guiando a navegação do cateter e determinando o local para a ablação.
O sistema é capaz de gerar diferentes tipos de mapas para facilitar o entendimento tridimensional da ativação elétrica para identificação precisa e rápida de arritmias focais ou circuitos reentrantes.
Clinicamente essa tecnologia vem sendo indicada em situações de taquicardia atrial, flutter atrial, taquicardia ventricular, fibrilação atrial, entre outras.
Figura 4: Imagem de Sistema Tridimensional, isolamento das veias pulmonares.
Figura: mostra o cateter balão do Arctic Front®
Método de imagem que proporciona uma visualização detalhada de toda estrutura cardíaca. É passado um cateter especial pela veia na região inguinal, sendo posicionado dentro do coração. Esse cateter permite observar imagens reais das cavidades cardíacas, por meio do ultrassom. Desta forma, não utiliza raio -X neste método.
Em todos os procedimentos complexos, utilizamos o Ecocardiograma Intracavitário para melhor segurança do procedimento