Muitas vezes o diagnóstico de uma arritmia cardíaca requer uma monitorização prolongada do ritmo cardíaco por um período de 24 horas que pode ser obtido pelo sistema Holter.
O exame de Holter, criado por Norman Jefferis Holter em 1914, entre os inúmeros métodos de diagnóstico disponíveis para auxiliar na avaliação das doenças cardíacas, permite o diagnóstico e seguimento clínico das arritmias cardíacas.
À partir de eletrodos afixados no tórax por 24 horas, capta todos os registros eletrocardiográficos do coração nesse período, podendo registrar o início de uma arritmia como no exemplo acima (em amarelo). Atualmente, o equipamento apresenta dimensões reduzidas o que permite que seja mantido dentro de um bolso, por exemplo, sendo prático sua utilização.
Na Eletrofisiologia Cardíaca do Paraná, adotamos uma visão holística dos potencias causadores da arritmia e costumamos avaliar a HAS em nossos pacientes que sofrem dessa condição. Para o melhor seguimento e diagnóstico da Hipertensão Arterial, a ferramenta conhecida como MAPA é o principal exame, sendo este disponível em nossa clínica.
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a principal doença crônica a afetar a sociedade. Estima-se que em torno de 35% da população adulta apresente a condição. Essa condição está associada a várias outras doenças, entre elas, a fibrilação atrial que é a arritmia sustentada mais frequente da prática clínica e presente de 1-2 % dos cidadãos de todo o mundo.