(41) 3024-7296

Avenida Senador Souza Naves, 522 - Alto da XV

Home

Eletrofisiologia Cardíaca do Paraná

É especializada na investigação e tratamento dos distúrbios do ritmo cardíaco que podem resultar em frequência cardíaca muito reduzida (bradicardia) ou muito elevada (taquicardia) decorrente de doença no sistema elétrico cardíaco.

Dispomos dos Sistemas Eletroanatômicos e Crioablação mais sofisticados e utilizados no mundo para diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas.

O que é Estudo Eletrofisiológico e Ablação por radiofrequência?

É um procedimento realizado através de cateteres que são passados pelas veias e/ou artérias para o diagnóstico das arritmias, com a possibilidade de realização de tratamento curativo das arritmias cardíacas. 

É um exame que estuda o sistema elétrico normal do coração e faz o diagnóstico de causas de arritmias cardíacas (palpitações), como focos ectópicos (regiões de “disparos”) e vias acessórias (“fios elétricos” excedentes).

Após o diagnóstico pode-se fazer a Ablação por radiofrequência (é uma cauterização do mecanismo que resulta na arritmia). De uma forma geral a taxa de sucesso é alta, porém depende do mecanismo da arritmia. Por exemplo, em casos de taquicardias supraventriculares, a taxa de sucesso em eliminar o mecanismo é elevada, chegando a 97%.

Primeira fase: Estudo Eletrofisiológico e Mapeamento

Por meio de punções de veias e, eventualmente, de artérias nas regiões inguinais, são introduzidos cateteres de eletrofisiologia (“cabos”), que chegam às cavidades cardíacas guiados por radioscopia (Raios X). O procedimento é realizado pela virilha, e em alguns casos, é utilizada a veia da base do pescoço para passagem dos cateteres.

Esses cateteres (figura) captam os sinais gerados pela atividade elétrica do coração, que são registrados em aparelhos especiais (polígrafo). Durante o procedimento são realizados diversos testes para estabelecimento do diagnóstico do mecanismo da arritmia: técnica de estimulação cardíaca programada, testes farmacológicos (podem ser utilizadas medicações endovenosas para o auxílio diagnóstico). Lembramos que o paciente está dormindo com total conforto durante o procedimento.

Ablação por Radiofrequência

Após o diagnóstico do mecanismo da arritmia, iniciamos a segunda fase do procedimento: a. Com um cateter especial (de Ablação), é feita a aplicação de radiofrequência em locais selecionados com objetivo de eliminar o mecanismo da arritmia. A duração da ablação é variável conforme cada caso(Figura ).

Ao término dos procedimentos, é feita compressão no local da punção e aplicado um curativo compressivo, sem a necessidade de pontos. Neste momento, a sedação é interrompida com o uso de medicamentos específicos, o paciente acorda e é encaminhado ao seu quarto, na companhia dos familiares.

Envie uma mensagem

Endereço

Todos os direitos reservados 2022 - Centro de Eletrofisiologia Cardíaca do Paraná